Tratamentos Faciais

Botox® e Restyline®

Botox é visto por alguns como a melhor fonte de juventude…

O Botox® (toxina botulínica) é uma opção moderna no tratamento das rugas de expressão e envelhecimento facial, de fácil aplicação e praticamente indolor.

Ao provocar o relaxamento dos músculos de mímica, atenua ou elimina temporariamente as rugas de expressão, em particular as rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos ‘pés de galinha’. Previne o aparecimento das mesmas, tendo por isso um efeito anti-envelhecimento. Promove uma aparência leve, jovem e saudável.

A pequena quantidade usada com fins estéticos não traz perigo para a saúde. Em regra, o efeito do Botox® observa-se no 2-5 dia depois da injecção e atinge o seu máximo no 10-14 dia. Tem uma duração entre 3 a 6 meses, variável de pessoa para pessoa.

Decorrido este tempo, é necessário repetir o tratamento. O Botox®  ganhou a preferência dos médicos e pacientes para a correcção dos sulcos e rugas da testa, da glabela (entre as sobrancelhas) e dos "pés de galinha". Mas nas rugas de outras localizações o Botox®  não é tão eficiente. Um dos  tratamentos utilizado em Medicina Estética é o Preenchimento.

O preenchimento com Restylane® está indicado para o tratamento de rugas moderadas a severas, particularmente da região bucal, lábios, mento, sulcos naso-genianos e glabela, pode também ser utilizado para correcção pequenos defeitos, como cicatrizes e depressões da pele. Está indicado para todos os tipos de pele, independentemente da etnia, idade ou sexo.

O Restylane®, produzido na Suécia, é uma combinação de água e gel contendo ácido hialurónico, é a maneira fácil e rápida de dar volume e suavidade à sua pele. O ácido hialurónico em Restylane® é muito semelhante ao ácido hialurónico do nosso próprio corpo. Aumenta a quantidade de ácido hialurónico na pele, agindo directamente para dar mais volume e assim suavizar os sinais do envelhecimento ou realçar suas feições.

O Restylane® é introduzido na derme e tecidos subcutâneos,  para preencher o espaço deixado pela atrofia da gordura sub-dérmica resultante do envelhecimento. Aumentando a espessura da derme e dos tecidos subcutâneos, melhoramos o aspecto das pregas atenuando as rugas. O ácido hialurónico do Restylane® não tem proteínas animais e é completamente biocompatível com o ácido hialurónico humano (NASHA- ácido hialurónico estabilizado não-animal).

O ácido hialurónico existe em todas as espécies vivas, de forma idêntica, motivo pelo qual a sua utilização é segura e não necessita de testes prévios, de duração provisória, que é lentamente eliminado pelo organismo após cerca de 12 meses. Os médicos preferem sempre utilizar pequenas quantidades que podem ser repetidas, evitando-se os exageros ou deformações.

O aspecto natural é primordial. As áreas tratadas apresentaram algum edema e vermelhidão, que desaparecem geralmente nas primeiras 48 horas, mas poderão prolongar-se até ao 5º dia. Imediatamente após a infiltração ser-lhe-á aplicado gelo, que deverá manter nas primeiras 24-48 horas. O resultado final está dependente do desaparecimento do edema.

No dia após a aplicação já pode utilizar maquilhagem. As reacções mais frequentes são as enunciadas, mas por vezes poderá haver comichão, alguma sensibilidade nas áreas tratadas ou mais raramente dor e inflamação. Geralmente resolvem-se espontaneamente nos primeiros 5 dias após o tratamento Existem sempre riscos com qualquer injecção, devido à abertura da pele.

Dra. Maria Luísa da Costa